Pedro Vagner

Alien (1979)

2 months ago
GoodMovie


Porquê assistir? (sem spoiler)

Porquê perder tempo assistindo um filme do final da década de 70? Estes foram alguns motivos:

  • Muito bem avaliado nas reviews. Seria esse filme tão bom quanto dizem?

  • Está relacionado com os excelentes filmes Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017). Estes se passam é um período anterior. Se nunca assistiu, vá assistir agora.

  • A definição do termo "Alien" se originou desse filme, assim como a imagem que temos de um monstro alienígena. Notadamente influenciou inúmeras outras obras.

  • "Alien Resurrection (1997)" foi um filme que marcou muito a minha infância. Por incrível que parece nunca assisti esse filme, apenas assisti o trailer. Eu digo, assisti muito. Esse filme foi muito divulgado na operadora de TV SKY, na época do "Pay Per View", que dava direito de assistir os primeiros 10 minutos gratuitamente.

Valeu a pena assistir? (sem spoiler)

Minha avaliação como um todo não é tão positiva assim. Só vale a pena assistir se você é fã da série.

Pontos Positivos (sem spoiler)

Tive o privilégio de assistir uma versão remasterizada, fiquei impressionado com a excelente qualidade de um filme tão antigo.

A ambientação e os efeitos especiais que são muito bons, principalmente pelo fato da ausência de efeitos computadorizados, o que o torna superior à muitos filmes da atualidade.

Pontos Negativos (sem spoiler)

O enredo em algumas cenas foram terrivelmente planejados. Não estou me referindo da atuação, mas sim do escritor e diretor.

Senti falta de um pouco de ação, as cenas acontecem de forma muito rápida. Eu sei que esse filme não é de ação, mas um pouco mais ficaria muito bom.

Pontos Altos e Baixos (com spoiler)

Durante o retorno para o planeta Terra, a tripulação é acordada da hibernação de forma prematura pela inteligência artificial da espaçonave. Sua missão é investigar uma possível forma de vida encontrada nas redondezas. Ao longo do decorrer de vários acontecimentos, foi revelado que um dos tripulantes é um humano sintético (android) e que este foi usado pela inteligência artificial para persuadir toda a tripulação à trazer essa forma de vida para a Terra (Alien), mesmo que isso custe a vida de todos. Definitivamente esse é um ponto alto do filme. Inclusive o mesmo "plot twist" é visto nos outros filmes Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).